Sendo a linguagem, oral e escrita, um veículo privilegiado de formação do cidadão, no currículo escolar a área de Português é extremamente rica para a conscientização de crianças e jovens sobre questões tão relevantes como o trabalho infantil.
Acreditamos que o aprendizado da linguagem se dá no seu uso social, na interação entre as pessoas e no contato prazeroso com o texto oral e escrito.
Assim, propomos algumas oficinas em que as crianças e jovens irão desenvolver atividades de fala, leitura e produção escrita nas aulas de Português, mas incorporando as produções resultantes do trabalho realizado em outras áreas, tais como os registros de pesquisas e entrevistas, análise de mapas, gráficos, cartazes, fotos e outros textos. A proposta é que as produções dos alunos nas diferentes disciplinas, em torno do tema
Trabalho Infantil, sejam divulgadas durante o desenvolvimento desse tema pela escola e em um evento final, que poderá ser um evento festivo e/ou uma pequena manifestação que envolva a população local. Dessa forma, crianças e adolescentes estarão produzindo trabalhos com uma finalidade social, não apenas como tarefa escolar.
Nesse sentido, sugerimos o desencadeamento de uma campanha de conscientização contra a exploração do trabalho infantil, em que as informações que forem sendo trazidas pelos alunos possam ser divulgadas em jornais falados e em um jornal mural, e que poderá culminar com uma passeata no entorno da escola. Uma campanha tem função mobilizadora, tanto para os que a planejam e executam, como para o público a que se destina. Propicia a compreensão de problemas contemporâneos e amplia a visão de mundo, contribuindo para formar cidadãos ativos e participantes.
No jornal falado ou no jornal mural poderão ser incorporadas os resultados das entrevistas e dados coletados nas pesquisas realizadas nas áreas de História e Geografia, bem como as informações sobre questões de saúde trabalhadas em Ciências. O tema desse jornal será o Trabalho Infantil, mas depois a escola poderá dar continuidade à sua edição com outros temas, ou para divulgar fatos ocorridos na escola e seu entorno. Na passeata poderão ser utilizados o símbolo da campanha e os cartazes elaborados na área de Arte. Além disso, sugerimos uma oficina de criação de personagens, integrada com essa área e a de História, e outra que explore letras de músicas populares e poemas, tendo como produto a escrita de histórias e poemas que serão reunidos em coletâneas.
No desenvolvimento de todas as atividades, é importante não ficar apenas no nível da denúncia. Os alunos devem tomar conhecimento também dos meios de acabar com o trabalho infantil: escola, centros de juventude, amparo financeiro às famílias, políticas públicas e programas específicos.
Como anunciado na introdução, este é um projeto que deverá envolver não apenas toda a escola, mas os grupos organizados da comunidade (sindicatos, associações de moradores, ONGs) e, se possível, também a imprensa local.
Antes de propor qualquer atividade, procure sensibilizar os alunos para o tema. Use os cartazes 2 e 4, que mostram respectivamente crianças trabalhando, estudando e brincando. Em História, a atividade 1 propõe a observação das fotos do cartaz 2; contraponha-o ao 4, que mostra crianças estudando e brincando. Lance mão também de poemas, canções e outros textos, além dos aqui sugeridos, e incentive os alunos a trazer outros. Ao propor o projeto aos alunos, procure envolvê-los, falando com entusiasmo sobre as atividades que irão desenvolver e o muito que irão aprender.
Acreditamos que o aprendizado da linguagem se dá no seu uso social, na interação entre as pessoas e no contato prazeroso com o texto oral e escrito.
Assim, propomos algumas oficinas em que as crianças e jovens irão desenvolver atividades de fala, leitura e produção escrita nas aulas de Português, mas incorporando as produções resultantes do trabalho realizado em outras áreas, tais como os registros de pesquisas e entrevistas, análise de mapas, gráficos, cartazes, fotos e outros textos. A proposta é que as produções dos alunos nas diferentes disciplinas, em torno do tema
Trabalho Infantil, sejam divulgadas durante o desenvolvimento desse tema pela escola e em um evento final, que poderá ser um evento festivo e/ou uma pequena manifestação que envolva a população local. Dessa forma, crianças e adolescentes estarão produzindo trabalhos com uma finalidade social, não apenas como tarefa escolar.
Nesse sentido, sugerimos o desencadeamento de uma campanha de conscientização contra a exploração do trabalho infantil, em que as informações que forem sendo trazidas pelos alunos possam ser divulgadas em jornais falados e em um jornal mural, e que poderá culminar com uma passeata no entorno da escola. Uma campanha tem função mobilizadora, tanto para os que a planejam e executam, como para o público a que se destina. Propicia a compreensão de problemas contemporâneos e amplia a visão de mundo, contribuindo para formar cidadãos ativos e participantes.
No jornal falado ou no jornal mural poderão ser incorporadas os resultados das entrevistas e dados coletados nas pesquisas realizadas nas áreas de História e Geografia, bem como as informações sobre questões de saúde trabalhadas em Ciências. O tema desse jornal será o Trabalho Infantil, mas depois a escola poderá dar continuidade à sua edição com outros temas, ou para divulgar fatos ocorridos na escola e seu entorno. Na passeata poderão ser utilizados o símbolo da campanha e os cartazes elaborados na área de Arte. Além disso, sugerimos uma oficina de criação de personagens, integrada com essa área e a de História, e outra que explore letras de músicas populares e poemas, tendo como produto a escrita de histórias e poemas que serão reunidos em coletâneas.
No desenvolvimento de todas as atividades, é importante não ficar apenas no nível da denúncia. Os alunos devem tomar conhecimento também dos meios de acabar com o trabalho infantil: escola, centros de juventude, amparo financeiro às famílias, políticas públicas e programas específicos.
Como anunciado na introdução, este é um projeto que deverá envolver não apenas toda a escola, mas os grupos organizados da comunidade (sindicatos, associações de moradores, ONGs) e, se possível, também a imprensa local.
Antes de propor qualquer atividade, procure sensibilizar os alunos para o tema. Use os cartazes 2 e 4, que mostram respectivamente crianças trabalhando, estudando e brincando. Em História, a atividade 1 propõe a observação das fotos do cartaz 2; contraponha-o ao 4, que mostra crianças estudando e brincando. Lance mão também de poemas, canções e outros textos, além dos aqui sugeridos, e incentive os alunos a trazer outros. Ao propor o projeto aos alunos, procure envolvê-los, falando com entusiasmo sobre as atividades que irão desenvolver e o muito que irão aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário