As oficinas a seguir foram pensadas em uma visão do ensino de arte como linguagem e como área do conhecimento humano. A arte, patrimônio cultural da humanidade, não só nos faz entender o passado; também ressignifica o presente e antecipa o futuro: esse mundo que ainda não é, mas pode vir a ser, torna-se real nas pinturas, filmes, histórias em quadrinhos, na música, no teatro, enfim em toda as linguagens artísticas. Dessa forma, quem sabe, formando cidadãos mais conscientes e críticos, talvez possamos, também através da arte, sensibilizá-los a serem os transformadores da sociedade, naquilo em que mudanças se fazem urgentes.
Assim, as oficinas aqui propostas não se resumem a um simples fazer, lazer ou à produção de objetos supostamente artísticos, mas visam levar os alunos a refletir sobre as questões propostas, pretendendo que essa reflexão sobre a erradicação do trabalho infantil não se esgote na sala de aula, mas se estenda ao dia-a-dia dos envolvidos.
É importante que você converse com os professores dos outros componentes curriculares, como Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, que também estarão trabalhando neste projeto, para que seu trabalho seja mais rico e para garantir que os alunos já tenham discutido e aprofundado, nessas disciplinas, a questão do trabalho infantil. É imprescindível a leitura atenta, consciente, do volume 1.
Estas atividades podem ser desenvolvidas com alunos a partir da 1a até à 8a oitava série, mudando apenas o grau de profundidade com que cada conteúdo será trabalhado.
O tempo destinado a elas será idealmente de no mínimo duas horas-aula, podendo ser ampliado ou reduzido de acordo com as necessidades, idade e interesse da classe.
Os materiais sugeridos podem ser ampliados utilizando-se recursos da própria região, como tintas feitas a partir de flores, folhas, pedras, terra, pigmentos, etc.; bem como os pincéis feitos com fibras, etc.
Assim, as oficinas aqui propostas não se resumem a um simples fazer, lazer ou à produção de objetos supostamente artísticos, mas visam levar os alunos a refletir sobre as questões propostas, pretendendo que essa reflexão sobre a erradicação do trabalho infantil não se esgote na sala de aula, mas se estenda ao dia-a-dia dos envolvidos.
É importante que você converse com os professores dos outros componentes curriculares, como Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, que também estarão trabalhando neste projeto, para que seu trabalho seja mais rico e para garantir que os alunos já tenham discutido e aprofundado, nessas disciplinas, a questão do trabalho infantil. É imprescindível a leitura atenta, consciente, do volume 1.
Estas atividades podem ser desenvolvidas com alunos a partir da 1a até à 8a oitava série, mudando apenas o grau de profundidade com que cada conteúdo será trabalhado.
O tempo destinado a elas será idealmente de no mínimo duas horas-aula, podendo ser ampliado ou reduzido de acordo com as necessidades, idade e interesse da classe.
Os materiais sugeridos podem ser ampliados utilizando-se recursos da própria região, como tintas feitas a partir de flores, folhas, pedras, terra, pigmentos, etc.; bem como os pincéis feitos com fibras, etc.
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