Objetivos: Criar um símbolo que represente o combate ao trabalho infantil; expressar-se nas artes visuais; conhecer e estabelecer um juízo crítico sobre as produções de marcas e logotipos; entender a arte como linguagem, como sistema simbólico de representação; perceber que imagens podem ser lidas, interpretadas, que contêm significados.
Material: revistas e jornais, tesoura, cola, papel canson branco (ou sulfite), papéis coloridos, lápis de cor, borracha, tinta gouache, pincéis.
Material: revistas e jornais, tesoura, cola, papel canson branco (ou sulfite), papéis coloridos, lápis de cor, borracha, tinta gouache, pincéis.
Converse com a classe sobre a importância de saber ler não apenas palavras, mas também linhas, cores, formas. Dê exemplos. Nas grandes cidades do mundo inteiro, todos os motoristas (e muito mais gente) sabem ler o que significa o vermelho do semáforo. Assim também, identificamos as bandeiras dos países, os distintivos dos clubes de futebol, os ícones do computador, os logotipos de bancos e indústrias, as marcas das grandes empresas e emissoras de televisão. Quem não conhece, por exemplo, os desenhos que identificam as Olimpíadas?
Existem símbolos tão antigos que, embora os reconheçamos hoje, esquecemos que foram criados há milênios, permanecendo com seu real significado através dos séculos, como por exemplo a cruz para os cristãos, a estrela de Davi para os judeus e tantos outros, em diversas partes do mundo.
Peça aos alunos para se lembrarem do maior número possível de marcas, logotipos, símbolos, distintivos que conseguirem. Incentive-os. Se alguém quiser desenhar na lousa, melhor.
Divida a classe em grupos, distribua jornais, revistas, catálogos, etc., e peça-lhes que pesquisem marcas, bandeiras, logotipos, logomarcas, símbolos, distintivos etc., que deverão ser recortados.
Peça que discutam nos grupos sobre o significado das marcas encontradas, o porquê de suas formas, de suas cores, letras etc.; estimule-os a explicitar a relação entre o desenho e a idéia representada.
Distribua uma folha de papel em branco a cada grupo para que façam uma colagem com esse material, procurando organizar as figuras encontradas de um modo artístico, original. Vale colocá-los de ponta-cabeça, um sobre o outro, cortá-los ao meio separando-os, etc.
Prontos os trabalhos, organize um único mural com todos eles; mostre ao grupo que eles criaram uma nova possibilidade artística: montaram um grande painel, que, embora utilizando as marcas dos outros (os logotipos, bandeiras, etc.), têm agora a marca do grupo: fizeram uma composição utilizando essas figuras não mais como marcas, mas como elementos de uma nova obra.
Marca ou logomarca: desenho que identifica uma firma, empresa, instituição, etc.; exemplo: a arvorezinha da Editora Abril.
Logotipo: siglas ou conjunto de letras organizadas, desenhadas, que representam uma firma, empresa, etc., por exemplo “Coca-Cola”, “MTV”.
Em outra ou na mesma aula, reforce a idéia de que a arte é uma linguagem, que as cores, linhas, formas numa produção artística têm uma intenção, um significado; portanto, representam idéias, sentimentos, pensamentos. Conversando com os alunos, pergunte-lhes se já viram alguma campanha (de vacinação, prevenção da AIDS, anti-tabagismo, de partidos políticos...) sobre qualquer assunto, na televisão, em revistas, cartazes etc. Pergunte-lhes se essas campanhas tinham um símbolo que as identificava.
Em seguida, pergunte à classe o que já aprenderam sobre a criança que trabalha, sobre o direito à infância, ao estudo, à brincadeira, à companhia dos pais, ao descanso... Perguntelhes se conhecem crianças que trabalham e como são suas vidas. Peça-lhes para lembrarem das discussões já realizadas nas aulas de História e que sugiram um tema para uma campanha sobre a erradicação do trabalho infantil (p.ex.,
“Lugar de criança é na escola”, “Diga não ao trabalho infantil”).
Proponha aos alunos então a criação de um símbolo, de um logotipo para essa campanha.
Lembre-os que essa marca deve representar o pensamento deles sobre o trabalho infantil; portanto, nenhuma cor, nenhuma forma será usada aleatoriamente; cada linha, cada sombra terá uma intenção, um significado. Esse trabalho deverá ser realizado individualmente.
As crianças pequenas poderão fazê-los utilizando lápis de cor; as maiores, se quiserem, poderão usar tinta guache.
Terminados os trabalhos, faça um grande painel com todos eles e discuta as idéias mais presentes, as cores mais utilizadas, se apareceram mais logotipos ou logomarcas, o significado das cores, das formas etc. Peça aos alunos que comentem seus símbolos, que expliquem por que tal desenho representa sua idéia sobre o combate ao trabalho infantil.
Sugira que dêem um título ao painel, explicando as razões de sua escolha.
Existem símbolos tão antigos que, embora os reconheçamos hoje, esquecemos que foram criados há milênios, permanecendo com seu real significado através dos séculos, como por exemplo a cruz para os cristãos, a estrela de Davi para os judeus e tantos outros, em diversas partes do mundo.
Peça aos alunos para se lembrarem do maior número possível de marcas, logotipos, símbolos, distintivos que conseguirem. Incentive-os. Se alguém quiser desenhar na lousa, melhor.
Divida a classe em grupos, distribua jornais, revistas, catálogos, etc., e peça-lhes que pesquisem marcas, bandeiras, logotipos, logomarcas, símbolos, distintivos etc., que deverão ser recortados.
Peça que discutam nos grupos sobre o significado das marcas encontradas, o porquê de suas formas, de suas cores, letras etc.; estimule-os a explicitar a relação entre o desenho e a idéia representada.
Distribua uma folha de papel em branco a cada grupo para que façam uma colagem com esse material, procurando organizar as figuras encontradas de um modo artístico, original. Vale colocá-los de ponta-cabeça, um sobre o outro, cortá-los ao meio separando-os, etc.
Prontos os trabalhos, organize um único mural com todos eles; mostre ao grupo que eles criaram uma nova possibilidade artística: montaram um grande painel, que, embora utilizando as marcas dos outros (os logotipos, bandeiras, etc.), têm agora a marca do grupo: fizeram uma composição utilizando essas figuras não mais como marcas, mas como elementos de uma nova obra.
Marca ou logomarca: desenho que identifica uma firma, empresa, instituição, etc.; exemplo: a arvorezinha da Editora Abril.
Logotipo: siglas ou conjunto de letras organizadas, desenhadas, que representam uma firma, empresa, etc., por exemplo “Coca-Cola”, “MTV”.
Em outra ou na mesma aula, reforce a idéia de que a arte é uma linguagem, que as cores, linhas, formas numa produção artística têm uma intenção, um significado; portanto, representam idéias, sentimentos, pensamentos. Conversando com os alunos, pergunte-lhes se já viram alguma campanha (de vacinação, prevenção da AIDS, anti-tabagismo, de partidos políticos...) sobre qualquer assunto, na televisão, em revistas, cartazes etc. Pergunte-lhes se essas campanhas tinham um símbolo que as identificava.
Em seguida, pergunte à classe o que já aprenderam sobre a criança que trabalha, sobre o direito à infância, ao estudo, à brincadeira, à companhia dos pais, ao descanso... Perguntelhes se conhecem crianças que trabalham e como são suas vidas. Peça-lhes para lembrarem das discussões já realizadas nas aulas de História e que sugiram um tema para uma campanha sobre a erradicação do trabalho infantil (p.ex.,
“Lugar de criança é na escola”, “Diga não ao trabalho infantil”).
Proponha aos alunos então a criação de um símbolo, de um logotipo para essa campanha.
Lembre-os que essa marca deve representar o pensamento deles sobre o trabalho infantil; portanto, nenhuma cor, nenhuma forma será usada aleatoriamente; cada linha, cada sombra terá uma intenção, um significado. Esse trabalho deverá ser realizado individualmente.
As crianças pequenas poderão fazê-los utilizando lápis de cor; as maiores, se quiserem, poderão usar tinta guache.
Terminados os trabalhos, faça um grande painel com todos eles e discuta as idéias mais presentes, as cores mais utilizadas, se apareceram mais logotipos ou logomarcas, o significado das cores, das formas etc. Peça aos alunos que comentem seus símbolos, que expliquem por que tal desenho representa sua idéia sobre o combate ao trabalho infantil.
Sugira que dêem um título ao painel, explicando as razões de sua escolha.
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