Panorama do trabalho infantil no Brasil atual.
Objetivo: perceber a magnitude do problema do trabalho infantil – na comunidade, por meio de informações obtidas em entrevistas; no Brasil, pela leitura e interpretação de textos e dados estatísticos. Como subsídio para esta atividade, releia o capítulo “Trabalho infantil no Brasil atual”.
Material necessário: papel pardo, mapa do Brasil, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, lápis de cor; para 5a a 8a séries, Textos 1, 2 e 3.
Objetivo: perceber a magnitude do problema do trabalho infantil – na comunidade, por meio de informações obtidas em entrevistas; no Brasil, pela leitura e interpretação de textos e dados estatísticos. Como subsídio para esta atividade, releia o capítulo “Trabalho infantil no Brasil atual”.
Material necessário: papel pardo, mapa do Brasil, cartolina, papel sulfite, pincel atômico, lápis de cor; para 5a a 8a séries, Textos 1, 2 e 3.
Para classes da 1º ao 5º ano
Comece essa aula retomando com os alunos a conversa com uma pessoa adulta com quem convivem. Peça para contarem sobre o tipo de trabalho realizado por essas pessoas e anote as respostas na lousa.
Em seguida, promova uma atividade de classificação, solicitando aos alunos, coletivamente, que agrupem os diferentes tipos de trabalho segundo um critério dado por você, que pode ser “trabalho no campo” ou “trabalho na cidade”, ou ainda trabalho na lavoura, em fábrica ou prestando serviços.
Peça-lhes então para descrever as atividades realizadas (o que as pessoas fazem) e comente as respostas às demais perguntas, destacando os aspectos mais significativos. Registre o que for possível na lousa, indicando para fazerem o mesmo em seus cadernos.
Finalmente, avise-os de que as respostas à pergunta “com que idade começaram a trabalhar e por quê” serão retomadas na aula seguinte.
Conhecendo alguns tipos de trabalho infantil no Brasil
Leia para a classe o Texto 3 sobre Francisco, de 11 anos (é o mesmo transcrito do capítulo “Trabalho infantil e direito à infância”).
Converse sobre o que entenderam: onde mora Francisco (ajude-os a localizar o Ceará no mapa do Brasil, caso sua escola fique em outro estado); como é seu trabalho; em que lugar ele trabalha; e como são as condições de trabalho. Informe aos alunos o salário de Francisco,R$ 18,00.
Mostre à classe novamente o cartaz 2, para identificarem um trabalho semelhante ao de Francisco; peça que observem mais detalhadamente a situação mostrada na foto.
Aproveite para contar mais sobre outras formas de trabalho infantil no Brasil: no corte da cana, no sisal, em carvoarias e em muitos outros lugares. Proponha que pensem um pouco e procurem responder: Por que será que essas crianças trabalham? Será que elas gostariam de estar fazendo outra coisa, como estudar e brincar? Anote essas respostas numa folha de papel pardo, com o título “Achamos que as crianças trabalham porque...” , para ser retomada na aula seguinte.
Finalmente, organize a classe em grupos e dê uma folha de papel sulfite ou uma cartolina a cada grupo, para fazerem desenhos mostrando diferentes tipos de trabalho infantil. Lembre-os de criar títulos para os desenhos e exponha-os na sala.
Comece essa aula retomando com os alunos a conversa com uma pessoa adulta com quem convivem. Peça para contarem sobre o tipo de trabalho realizado por essas pessoas e anote as respostas na lousa.
Em seguida, promova uma atividade de classificação, solicitando aos alunos, coletivamente, que agrupem os diferentes tipos de trabalho segundo um critério dado por você, que pode ser “trabalho no campo” ou “trabalho na cidade”, ou ainda trabalho na lavoura, em fábrica ou prestando serviços.
Peça-lhes então para descrever as atividades realizadas (o que as pessoas fazem) e comente as respostas às demais perguntas, destacando os aspectos mais significativos. Registre o que for possível na lousa, indicando para fazerem o mesmo em seus cadernos.
Finalmente, avise-os de que as respostas à pergunta “com que idade começaram a trabalhar e por quê” serão retomadas na aula seguinte.
Conhecendo alguns tipos de trabalho infantil no Brasil
Leia para a classe o Texto 3 sobre Francisco, de 11 anos (é o mesmo transcrito do capítulo “Trabalho infantil e direito à infância”).
Converse sobre o que entenderam: onde mora Francisco (ajude-os a localizar o Ceará no mapa do Brasil, caso sua escola fique em outro estado); como é seu trabalho; em que lugar ele trabalha; e como são as condições de trabalho. Informe aos alunos o salário de Francisco,R$ 18,00.
Mostre à classe novamente o cartaz 2, para identificarem um trabalho semelhante ao de Francisco; peça que observem mais detalhadamente a situação mostrada na foto.
Aproveite para contar mais sobre outras formas de trabalho infantil no Brasil: no corte da cana, no sisal, em carvoarias e em muitos outros lugares. Proponha que pensem um pouco e procurem responder: Por que será que essas crianças trabalham? Será que elas gostariam de estar fazendo outra coisa, como estudar e brincar? Anote essas respostas numa folha de papel pardo, com o título “Achamos que as crianças trabalham porque...” , para ser retomada na aula seguinte.
Finalmente, organize a classe em grupos e dê uma folha de papel sulfite ou uma cartolina a cada grupo, para fazerem desenhos mostrando diferentes tipos de trabalho infantil. Lembre-os de criar títulos para os desenhos e exponha-os na sala.
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