Objetivo: -Para iniciar o diálogo com os alunos sobre o trabalho de crianças e adolescentes,
sugerimos uma conversa sobre o trabalho em geral; em seguida, uma sensibilização sobre o trabalho infantil, para, finalmente, abrir a discussão sobre o que pensam a respeito. Antes de desenvolver esta atividade, releia a seção.
“O que é trabalho infantil?”.
Material necessário: papel pardo, pincel atômico, cartaz 2
Para classes da 1º à 5º ano.
Observando os adultos trabalhadores da escola
Convide os alunos a circular um pouco pela escola, observando os adultos e as atividades que estão realizando. Leve-os à cozinha, ao pátio, à diretoria, à secretaria.
Em classe, peça que contem o que viram: qual a atividade, quem estava realizando, para quê.
Peça que descrevam ou imitem os movimentos realizados pelas pessoas. Explique-lhes que as atividades observadas são chamadas de trabalho.
Escolha uma delas (a preparação da merenda, por exemplo) e pergunte: qual era o cardápio, que produtos estavam sendo utilizados. E de onde vieram esses produtos. É importante perceberem que no trabalho, de modo geral, há transformação. O milho foi transformado em fubá que virou uma gostosa polenta para o lanche...
Terminando essa exploração, sugira à classe pensar na seguinte questão: a escola poderia funcionar com todos os adultos estudando e as crianças trabalhando, nas tarefas que observaram? Por quê? Provavelmente, os alunos irão perceber que as tarefas não são adequadas para serem feitas por crianças: usar fogão, manusear grandes panelas pesadas, varrer um pátio imenso...
Observando fotografias de crianças trabalhando
Afixe na parede ou na lousa o cartaz 2 (Uma realidade que precisa mudar), com fotografias de crianças trabalhando. Peça que observem com atenção as fotos e as descrevam livremente.
Depois, pergunte qual palavra indica o que todas as crianças nas fotos estão fazendo (trabalho).
Desafie-os a expressar a grande diferença em relação ao que observaram na escola. Com certeza, irão perceber que crianças como elas estão quebrando pedras, colhendo cana e fazendo outras atividades, que deveriam ser feitas por adultos.
Pergunte-lhes se acham que isso está certo e por quê. Anote as respostas na lousa e, se já dominam a escrita, peça para anotarem no caderno. Caso contrário, registre suas respostas numa folha de papel pardo e deixe-a fixada numa parede da sala.
Finalmente, como tarefa de casa, solicite que conversem com um/a adulto/a com quem convivem e perguntem sobre seu trabalho: o que faz, como faz, por que faz, se gostam, com que idade começaram a trabalhar e por quê. Peça para registrarem as respostas no caderno (ou guardar bem na memória, se ainda não escrevem), para conversar sobre o assunto numa próxima aula.
Para quem lê os artigos contidos aqui... Todas as postagens que não são de minha autoria recebem os créditos ao fim das postagens por meio de links (na maioria dos casos). Em algumas, não consta referência por se tratar de compilação de artigos ou de documentos antigos que não possuo referências. Porém, a intenção não é fazer plágio e sim multiplicar informações importantes na área da educação.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Atividade 1
Crianças e adolescentes devem trabalhar?
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