Objetivos: criar um jingle para uma campanha sobre a erradicação do trabalho infantil; expressar-se na linguagem musical; adquirir noções sobre música; pesquisar e buscar uma postura crítica sobre os jingles veiculados pela mídia.
Material: se possível, instrumentos musicais e gravador.
Material: se possível, instrumentos musicais e gravador.
Retome com a classe as oficinas anteriores, lembrando-os da importância da arte enquanto linguagem. Na criação dos símbolos, os significados vinham através das cores e formas; nesta oficina, a proposta é a criação musical; portanto o “material” a ser trabalhado serão os sons e os silêncios.
Novamente, proponha à classe a continuidade da campanha sobre a erradicação do trabalho infantil. Comente com os alunos os problemas decorrentes de tal situação, como o analfabetismo, a evasão escolar, as doenças e acidentes a que estão submetidas crianças que muito cedo têm de trabalhar, a falta de convívio com a família e amigos, a absoluta falta de tempo para brincar, descansar, sonhar, fantasiar... O amadurecimento precoce, o cansaço, enfim, todas as situações nefastas que privam a criança de uma etapa de sua vida que lhe é negada e que lhe trará sérias conseqüências no futuro.
Converse com os alunos então sobre os jingles que eles conhecem. Explique-lhes que jingles são aquelas músicas utilizadas em propaganda, para divulgar produtos no rádio e na televisão. Peça que cada um diga ou cante algum que se lembre ou que ache interessante. Diga-lhes que o próximo desafio, agora, é justamente criar uma música que fale sobre a importância da infância, do problema do trabalho infantil.
Divida a classe em grupos e oriente-os na criação musical. Se a turma em questão for de 1º ao 5º ano, você pode sugerir que façam uma paródia, ou seja, colocar uma letra em uma música já existente. Por exemplo, trocar a letra de “Ciranda, cirandinha” por outra, de criação do grupo, auxiliado por você. (Criança, criancinha está na hora de brincar; largue todo esse trabalho, agora vamos estudar...)
Lembre-os que um jingle deve ser curto, de fácil memorização, se possível “contagiante”, ao mesmo tempo que veicula uma idéia que é o objetivo da campanha.
Se na escola existirem instrumentos musicais ou bandinha rítmica, você pode oferecê-los aos alunos para que enriqueçam sua criação. Pode também pedir ajuda ao professor de Português na elaboração das letras das músicas, já que, na verdade, estas não deixam de ser pequenos poemas – e nem sempre é fácil trabalhar com rimas.
Dê um bom tempo para a execução da tarefa.
Se houver salas ociosas em sua escola, seria interessante colocar um grupo em cada uma, ou leve-os para o pátio, colocando-os distantes para que um grupo não atrapalhe o ensaio do outro.
Circule entre as equipes auxiliando-as e incentivando-as a ser criativas e a dizer o que de fato pensam sobre o trabalho infantil.
Assim que todos os grupos tiverem terminado, sorteie a ordem de apresentação. Determine um local da sala de aula onde será o “palco”, ou seja, onde os alunos se apresentarão. É fundamental que você prepare os grupos para ouvir críticas construtivas e para responder a possíveis dúvidas da “platéia”.
Se você tiver um gravador, será excelente gravar os jingles, pois, o grupo que se apresentanem sempre tem a exata noção do que é “ouvir-se”.
Da mesma forma, após as apresentações, seria ótimo se todos pudessem ouvir novamente as produções da classe, como se estivessem ouvindo rádio.
Assim que cada grupo se apresentar, incentive a “platéia” a aplaudir e comente cada trabalho, dando a palavra primeiro ‘para os que assistiram, para elogios, pedidos de esclarecimentos de dúvidas ou sugestões; depois passe-a ao grupo que se apresentou, para que se coloquem e respondam a possíveis dúvidas.
Depois que todos os grupos tiverem se apresentado, discuta com a classe se as músicas eram de fácil memorização, se continham uma boa mensagem sobre a erradicação do trabalho infantil, se o ritmo era adequado, se a composição não ficou muito longa ou curta demais, se há alguma correção a fazer etc.
Se os alunos tiverem utilizado instrumentos musicais, fale também um pouco sobre instrumentos, aumentando seus conhecimentos sobre a linguagem musical.
Se os jingles tiverem sido gravados, reproduza-os para que a classe possa ouvir. Lembre-se que deverão ser reproduzidos também no evento final.
Novamente, proponha à classe a continuidade da campanha sobre a erradicação do trabalho infantil. Comente com os alunos os problemas decorrentes de tal situação, como o analfabetismo, a evasão escolar, as doenças e acidentes a que estão submetidas crianças que muito cedo têm de trabalhar, a falta de convívio com a família e amigos, a absoluta falta de tempo para brincar, descansar, sonhar, fantasiar... O amadurecimento precoce, o cansaço, enfim, todas as situações nefastas que privam a criança de uma etapa de sua vida que lhe é negada e que lhe trará sérias conseqüências no futuro.
Converse com os alunos então sobre os jingles que eles conhecem. Explique-lhes que jingles são aquelas músicas utilizadas em propaganda, para divulgar produtos no rádio e na televisão. Peça que cada um diga ou cante algum que se lembre ou que ache interessante. Diga-lhes que o próximo desafio, agora, é justamente criar uma música que fale sobre a importância da infância, do problema do trabalho infantil.
Divida a classe em grupos e oriente-os na criação musical. Se a turma em questão for de 1º ao 5º ano, você pode sugerir que façam uma paródia, ou seja, colocar uma letra em uma música já existente. Por exemplo, trocar a letra de “Ciranda, cirandinha” por outra, de criação do grupo, auxiliado por você. (Criança, criancinha está na hora de brincar; largue todo esse trabalho, agora vamos estudar...)
Lembre-os que um jingle deve ser curto, de fácil memorização, se possível “contagiante”, ao mesmo tempo que veicula uma idéia que é o objetivo da campanha.
Se na escola existirem instrumentos musicais ou bandinha rítmica, você pode oferecê-los aos alunos para que enriqueçam sua criação. Pode também pedir ajuda ao professor de Português na elaboração das letras das músicas, já que, na verdade, estas não deixam de ser pequenos poemas – e nem sempre é fácil trabalhar com rimas.
Dê um bom tempo para a execução da tarefa.
Se houver salas ociosas em sua escola, seria interessante colocar um grupo em cada uma, ou leve-os para o pátio, colocando-os distantes para que um grupo não atrapalhe o ensaio do outro.
Circule entre as equipes auxiliando-as e incentivando-as a ser criativas e a dizer o que de fato pensam sobre o trabalho infantil.
Assim que todos os grupos tiverem terminado, sorteie a ordem de apresentação. Determine um local da sala de aula onde será o “palco”, ou seja, onde os alunos se apresentarão. É fundamental que você prepare os grupos para ouvir críticas construtivas e para responder a possíveis dúvidas da “platéia”.
Se você tiver um gravador, será excelente gravar os jingles, pois, o grupo que se apresentanem sempre tem a exata noção do que é “ouvir-se”.
Da mesma forma, após as apresentações, seria ótimo se todos pudessem ouvir novamente as produções da classe, como se estivessem ouvindo rádio.
Assim que cada grupo se apresentar, incentive a “platéia” a aplaudir e comente cada trabalho, dando a palavra primeiro ‘para os que assistiram, para elogios, pedidos de esclarecimentos de dúvidas ou sugestões; depois passe-a ao grupo que se apresentou, para que se coloquem e respondam a possíveis dúvidas.
Depois que todos os grupos tiverem se apresentado, discuta com a classe se as músicas eram de fácil memorização, se continham uma boa mensagem sobre a erradicação do trabalho infantil, se o ritmo era adequado, se a composição não ficou muito longa ou curta demais, se há alguma correção a fazer etc.
Se os alunos tiverem utilizado instrumentos musicais, fale também um pouco sobre instrumentos, aumentando seus conhecimentos sobre a linguagem musical.
Se os jingles tiverem sido gravados, reproduza-os para que a classe possa ouvir. Lembre-se que deverão ser reproduzidos também no evento final.
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