segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividade 1

Conhecendo seus direitos

Objetivos: Conhecer a declaração dos direitos da criança da ONU; promover a discussão dos direitos da criança e da importância do documento. Como subsídio, releia o capítulo “Os direitos da criança e do adolescente”, no v.1 (p.31-35).
Material: papel pardo, giz de cera, lápis de cor, canetas coloridas, tesoura, cola; cartaz 1; para 5a a 8a séries, reprodução do Texto 14.

Para classes da 1º ao 5º ano
Inicie esta atividade esclarecendo que todo ser humano, adulto ou criança, tem garantidos direitos humanos. A criança, por viver uma fase da vida de desenvolvimento de seu potencial, requer atenção e proteção especiais. Um número de instrumentos, nacionais e internacionais, têm sido adotados a fim de proteger esses direitos, visando salvaguardar as crianças da exploração e assegurar que toda criança tenha acesso à educação, a uma vida saudável, e seja capaz de desenvolver-se plenamente.
A Declaração dos Direitos da Criança foi proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em novembro de 1959. Os direitos têm por objetivo garantir que todas as crianças do mundo cresçam em condições humanas, protegidas, alimentadas, com acesso à escola, a médicos e ao mínimo necessário para o desenvolvimento sadio. Infelizmente, porém, tanto tempo depois de assinada, ainda nascem muitas crianças que não podem desfrutar desses direitos.
Afixe o cartaz 1, para que todos conheçam os direitos da criança. Para as classes dos maiores, distribua o Texto 14, que reproduz o teor do cartaz. Após a leitura, proponha a discussão começando pelas perguntas: O que você entende por declaração? E por direito? (Lembrese de uma declaração é um documento, uma lista afirmativa; e direito é faculdade concedida pela lei, poder legítimo.) Forneça os esclarecimentos que forem necessários. Depois, continue a explorar, auxiliando com perguntas como: Qual a importância de ter esses direitos garantidos? O documento refere-se claramente a uma atividade que a criança não deve exercer – qual? De que forma essa atividade compromete o desenvolvimento da criança? A Declaração também protege as crianças de diferentes formas de violência – quais?
Vá registrando, na lousa ou em uma folha de papel pardo, as principais respostas ou resultados da discussão. Para examinar cada um dos direitos, proponha montarem uma frase completa, por exemplo: (n.2) “Toda criança tem o direito de receber um nome e uma nacionalidade ao nascer”.
Em seguida, proponha à classe, oralmente e em rodízio, substituir a expressão Toda criança pelo pronome da primeira pessoa, “eu” – o objetivo é que o aluno se conscientize de que esse conjunto de direitos também se refere diretamente a ele. Assim, o 5o direito será “Eu tenho direito a afeto e segurança”...
Finalmente, proponha aos alunos que, em grupos, escolham um ou mais artigos da Declaração para ilustrar, com desenhos e/ou colagens. Articule-se com o professor de Arte para orientações sobre técnicas. Monte um livro com as ilustrações produzidas e o texto da Declaração, que poderá ser mostrado na exposição para a comunidade.

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