Jornal falado
Em geral, crianças e jovens não têm o hábito de assistir a noticiários na TV ou de ouvi-los pelo rádio, pois dão preferência a outros tipos de programa. Portanto, é preciso que sejam incentivados a fazê-lo, em suas casas ou na escola, para que observem como são apresentados – pois é função da escola ampliar o campo de conhecimento dos alunos.
Pergunte-lhes se assistem a noticíários de TV ou se os ouvem pelo rádio; veja se já têm conhecimento suficiente para montar um jornal falado ou se precisam familiarizar-se mais com esse tipo de programação. Se necessário, oriente-os para que observem os conteúdos e a forma desses noticiários e depois comentem em sala.
Proponha-lhes então, que se organizem em grupos para montar um jornal falado. A cada semana, sempre no mesmo dia, um grupo se encarrega de apresentá-lo para o restante da classe ou da escola. Neste projeto, o jornal falado poderia ser apresentado em diferentes horários: na entrada e saída das aulas, no intervalo para a merenda, de forma que muitas pessoas pudessem ouvi-lo. Os alunos podem transmitir notícias sobre o trabalho infantil (fatos ocorridos em sua localidade ou em outros lugares), comentar fatos (opinião do jornal), entrevistar pessoas sobre esse assunto. Podem usar como fonte os trabalhos que estarão sendo realizados nas disciplinas de História, Geografia e Ciências.
Em geral, crianças e jovens não têm o hábito de assistir a noticiários na TV ou de ouvi-los pelo rádio, pois dão preferência a outros tipos de programa. Portanto, é preciso que sejam incentivados a fazê-lo, em suas casas ou na escola, para que observem como são apresentados – pois é função da escola ampliar o campo de conhecimento dos alunos.
Pergunte-lhes se assistem a noticíários de TV ou se os ouvem pelo rádio; veja se já têm conhecimento suficiente para montar um jornal falado ou se precisam familiarizar-se mais com esse tipo de programação. Se necessário, oriente-os para que observem os conteúdos e a forma desses noticiários e depois comentem em sala.
Proponha-lhes então, que se organizem em grupos para montar um jornal falado. A cada semana, sempre no mesmo dia, um grupo se encarrega de apresentá-lo para o restante da classe ou da escola. Neste projeto, o jornal falado poderia ser apresentado em diferentes horários: na entrada e saída das aulas, no intervalo para a merenda, de forma que muitas pessoas pudessem ouvi-lo. Os alunos podem transmitir notícias sobre o trabalho infantil (fatos ocorridos em sua localidade ou em outros lugares), comentar fatos (opinião do jornal), entrevistar pessoas sobre esse assunto. Podem usar como fonte os trabalhos que estarão sendo realizados nas disciplinas de História, Geografia e Ciências.
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