Jornal mural: organização inicial
O jornal mural é uma ótima atividade sobre essa temática, pois possibilita a divulgação de opiniões, notícias, reportagens e informações; pode ficar exposto durante um certo tempo, possibilitando que muitas pessoas leiam.
Para a produção do jornal mural, o ideal seria que os alunos já tivessem certa familiaridade com o jornal impresso. Se na localidade em que está sua escola houver jornais como de bairro ou de associações, leve exemplares para a turma manusear; chame a atenção para a forma como se organiza – as seções, manchetes, matérias, a diagramação. Explique a função de cada seção e chame a atenção para a forma de cada uma.
Leia com eles para que percebam a diferença entre um editorial (coluna em que o jornal expressa sua opinião sobre algum tema), uma notícia ou reportagem (conjunto de matérias: entrevistas, gráficos, mapas etc. sobre um tema ou fato) e um anúncio classificado, por exemplo.
Destaque as manchetes: a forma como se organizam, sua função de chamar a atenção do leitor.
Se sua escola está em um local onde não há jornais impressos, uma boa alternativa é o jornal falado, pois o rádio e a televisão chegam aos lugares mais distantes. Se possível, façam os dois.
Participantes e recursos
Todos os alunos podem participar, mas é interessante que a coordenação do jornal fique com os alunos das séries ou ciclos mais adiantados. Eles se encarregarão das tarefas mais complexas, como escrever o editorial, coletar matérias produzidas pelas outras turmas, diagramar o jornal, digitar os textos. Os alunos que ainda não estão alfabetizados devem participar, não apenas nas atividades orais, mas também nas de leitura e escrita, pois é arriscando-se a ler e escrever que irão aprender.
No desenvolvimento das atividades, junte alunos mais adiantados com aqueles que têm mais dificuldades, incentivando a cooperação. Dê atenção especial aos que ainda não sabem ler e escrever, lendo e escrevendo para eles, incentivando-os a descobrir o que está escrito e a escrever do jeito que sabem.
O jornal mural não requer muitos recursos.
Basta reservar um espaço, que pode ser delimitado em uma parede. Para elaborá-lo, vocês vão precisar de: papel pardo e sulfite, lápis de cor, pincel atômico, tesoura, cola, fita adesiva ou tachinhas. Se possível, é bom ter uma câmera fotográfica para ilustrar algumas matérias, mas elas podem ser ilustradas também com desenhos. Se a escola possuir computador para uso dos alunos, organize-os para que possam digitar os textos. Se não houver computador, poderão datilografá-los ou passálos a limpo com letra legível.
Como o jornal mural irá envolver a escola toda ou uma boa parte dela, outras áreas e outros professores, converse com eles antes de iniciar com os alunos e façam um planejamento conjunto. Combinem um prazo (por exemplo, um mês) para que o jornal fique pronto e seja publicado.
O nome e as seções do jornal
Discuta com a (as) turma (s) quais seções o jornal vai ter. Pode haver duas colunas de opinião: uma do jornal (o editorial) e uma do leitor (o espaço do leitor, com cartas que os alunos irão escrever). As demais podem ser escolhidas por votação, mas, tendo em vista o tema, é importante que contemplem: Notícias locais; Notícias “do mundo” (do estado, país ou mundo), Saúde, Cotidiano, Denúncias e uma seção literária para histórias e poemas. Registre na lousa as sugestões dos participantes e faça a eleição das preferidas. Peça-lhes que registrem os nomes das seções escolhidas no caderno e num cartaz, que será afixado na parede da sala.
Depois, repita o mesmo processo para escolher o nome do jornal.
Produção, diagramação, edição
Um bom encaminhamento é dividir as seções pelas turmas da escola. Cada tipo de texto irá exigir uma orientação específica do professor e um tempo para que os alunos os elaborem.
Dependendo do texto, poderá ser feito pela classe toda, e o professor fará o primeiro registro. Outros poderão ser feitos em duplas ou pequenos grupos e, depois, a classe escolhe os que estiverem mais adequados ou bonitos para a publicação. Os alunos farão uma primeira versão que será revista antes de ser publicada.
Explique a eles que, como os textos se destinam à publicação, não poderão apresentar problemas de rasuras, ortografia, concordância etc. Uma vez acertada a forma ideal, eles deverão “passar a limpo” o texto para publicálo, isto é, afixá-lo no lugar combinado.
Com a turma, combine como será a diagramação, ou seja, a disposição das várias seções no espaço reservado para o mural. Façam antes, na lousa, um esquema da diagramação escolhida pela turma. Os grupos responsáveis pelas diversas seções deverão editar, isto é, revisar os textos recebidos, procedendo também à adequação de tamanho para o espaço determinado pela diagramação. A equipe de produção se encarregará da forma final (digitada, datilografada ou manuscrita, conforme os recursos disponíveis), montagem e fixação das páginas (em geral, mediante colagem).
O jornal mural é uma ótima atividade sobre essa temática, pois possibilita a divulgação de opiniões, notícias, reportagens e informações; pode ficar exposto durante um certo tempo, possibilitando que muitas pessoas leiam.
Para a produção do jornal mural, o ideal seria que os alunos já tivessem certa familiaridade com o jornal impresso. Se na localidade em que está sua escola houver jornais como de bairro ou de associações, leve exemplares para a turma manusear; chame a atenção para a forma como se organiza – as seções, manchetes, matérias, a diagramação. Explique a função de cada seção e chame a atenção para a forma de cada uma.
Leia com eles para que percebam a diferença entre um editorial (coluna em que o jornal expressa sua opinião sobre algum tema), uma notícia ou reportagem (conjunto de matérias: entrevistas, gráficos, mapas etc. sobre um tema ou fato) e um anúncio classificado, por exemplo.
Destaque as manchetes: a forma como se organizam, sua função de chamar a atenção do leitor.
Se sua escola está em um local onde não há jornais impressos, uma boa alternativa é o jornal falado, pois o rádio e a televisão chegam aos lugares mais distantes. Se possível, façam os dois.
Participantes e recursos
Todos os alunos podem participar, mas é interessante que a coordenação do jornal fique com os alunos das séries ou ciclos mais adiantados. Eles se encarregarão das tarefas mais complexas, como escrever o editorial, coletar matérias produzidas pelas outras turmas, diagramar o jornal, digitar os textos. Os alunos que ainda não estão alfabetizados devem participar, não apenas nas atividades orais, mas também nas de leitura e escrita, pois é arriscando-se a ler e escrever que irão aprender.
No desenvolvimento das atividades, junte alunos mais adiantados com aqueles que têm mais dificuldades, incentivando a cooperação. Dê atenção especial aos que ainda não sabem ler e escrever, lendo e escrevendo para eles, incentivando-os a descobrir o que está escrito e a escrever do jeito que sabem.
O jornal mural não requer muitos recursos.
Basta reservar um espaço, que pode ser delimitado em uma parede. Para elaborá-lo, vocês vão precisar de: papel pardo e sulfite, lápis de cor, pincel atômico, tesoura, cola, fita adesiva ou tachinhas. Se possível, é bom ter uma câmera fotográfica para ilustrar algumas matérias, mas elas podem ser ilustradas também com desenhos. Se a escola possuir computador para uso dos alunos, organize-os para que possam digitar os textos. Se não houver computador, poderão datilografá-los ou passálos a limpo com letra legível.
Como o jornal mural irá envolver a escola toda ou uma boa parte dela, outras áreas e outros professores, converse com eles antes de iniciar com os alunos e façam um planejamento conjunto. Combinem um prazo (por exemplo, um mês) para que o jornal fique pronto e seja publicado.
O nome e as seções do jornal
Discuta com a (as) turma (s) quais seções o jornal vai ter. Pode haver duas colunas de opinião: uma do jornal (o editorial) e uma do leitor (o espaço do leitor, com cartas que os alunos irão escrever). As demais podem ser escolhidas por votação, mas, tendo em vista o tema, é importante que contemplem: Notícias locais; Notícias “do mundo” (do estado, país ou mundo), Saúde, Cotidiano, Denúncias e uma seção literária para histórias e poemas. Registre na lousa as sugestões dos participantes e faça a eleição das preferidas. Peça-lhes que registrem os nomes das seções escolhidas no caderno e num cartaz, que será afixado na parede da sala.
Depois, repita o mesmo processo para escolher o nome do jornal.
Produção, diagramação, edição
Um bom encaminhamento é dividir as seções pelas turmas da escola. Cada tipo de texto irá exigir uma orientação específica do professor e um tempo para que os alunos os elaborem.
Dependendo do texto, poderá ser feito pela classe toda, e o professor fará o primeiro registro. Outros poderão ser feitos em duplas ou pequenos grupos e, depois, a classe escolhe os que estiverem mais adequados ou bonitos para a publicação. Os alunos farão uma primeira versão que será revista antes de ser publicada.
Explique a eles que, como os textos se destinam à publicação, não poderão apresentar problemas de rasuras, ortografia, concordância etc. Uma vez acertada a forma ideal, eles deverão “passar a limpo” o texto para publicálo, isto é, afixá-lo no lugar combinado.
Com a turma, combine como será a diagramação, ou seja, a disposição das várias seções no espaço reservado para o mural. Façam antes, na lousa, um esquema da diagramação escolhida pela turma. Os grupos responsáveis pelas diversas seções deverão editar, isto é, revisar os textos recebidos, procedendo também à adequação de tamanho para o espaço determinado pela diagramação. A equipe de produção se encarregará da forma final (digitada, datilografada ou manuscrita, conforme os recursos disponíveis), montagem e fixação das páginas (em geral, mediante colagem).
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