sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um Dia na Vida


Nesta actividade pede-se às crianças que imaginem como seria um dia na vida de uma criança trabalhadora doméstica. É uma actividade que envolve todo o grupo e dá a cada aluno uma oportunidade para participar tanto quanto quiser. É uma actividade muito fácil de realizar, mas não se deixe desiludir pela sua simplicidade! Ao utilizarem uma das ferramentas mais poderosas que têm ao seu dispor, a imaginação, os alunos entrarão no mundo da Criança Trabalhadora Doméstica. Não tenha receio de deixar a imaginação do grupo ir até onde ela quiser ir... é quase impossível exagerar os sofrimentos e as dificuldades com que muitas Crianças Trabalhadoras Domésticas têm de lidar no seu dia-a-dia...

Peça a um voluntário que dê início à actividade, depois explique ao grupo que esta actividade irá circular por todos os elementos do grupo até voltar ao primeiro voluntário. Peça, então, ao voluntário que imagine que ele/ela é uma criança trabalhadora a contar-nos como é um dia normal na sua vida, começando pelo momento em que acorda, como se sente, o que vê e cheira, e assim por diante.

No início os alunos poderão ter alguma dificuldade em entrar neste mundo imaginário. Poderão necessitar que lhes dê algumas ajudas. Tente não sugerir nada de concreto, mas antes fazer perguntas que ajudem a actividade a progredir, por exemplo, "Como é a tua cama?", "Tens um quarto só para ti?", "Dormiste o suficiente? Se não, porque não?". Lembre-se que os alunos deverão descrever as suas experiências na primeira pessoa. Cada frase tem de começar por "Eu". Isto é muito importante.

Ao fim de algumas frases passe ao aluno seguinte, lembrando-lhe que deverá pegar na história no ponto em que o colega anterior parou. Lembre-lhes também que a história deve seguir um dia na vida de uma criança trabalhadora, por isso poderá ajudar fazer algumas perguntas vez em quando, do tipo "Que horas são agora?" ou "Já almoçaste?". Algumas outras perguntas poderão ajudar a pintar um quadro mais alargado da vida e sonhos de uma Criança Trabalhadora Doméstica, tais como, "Quando é viste a tu família pela última vez?", "Tens irmãos ou irmãs?", "Com quem é que brincas?" ou "O que é eu queres ser quando fores grande?".
À medida que a actividade vai avançando através do grupo, esta Criança Trabalhadora Doméstica irá assumido uma vida própria. Poderá ter um nome, uma cor preferida, ser um fanático de algum desporto ou por música, partilhar os seus medos mais profundos ou as suas esperanças mais queridas. Na altura em que a actividade tiver dado a volta à sala e a nossa cansada criança trabalhadora tiver chegado ao fim do seu dia, o grupo terá uma compreensão mais profunda da vida diária de milhões de crianças no mundo. Poderão ter também começado a aperceber-se que essencialmente, a um nível muito humano, uma Criança Trabalhadora Doméstica não é diferente de qualquer outro jovem na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário