sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Caixa de Palavras

Esta actividade foi concebida para envolver todo o grupo e para ajudar os alunos de uma forma simples, mas eficaz, a inteirarem-se dos pensamentos e sentimentos de uma Criança Trabalhadora Doméstica. Poderá ser útil voltar a ler ao grupo alguma ou todas as histórias reais das crianças trabalhadoras incluídas nos textos anteriores antes de dar início à actividade.
Pedir a cada aluno que pense nas emoções que imaginam que as Crianças Trabalhadoras Domésticas sentem quando fazem as suas tarefas no dia-a-dia. Pedir-lhes depois que escrevam três dessas emoções, por exemplo, 'sozinho', 'triste', 'desiludido', etc. Depois de cada aluno ter escrito as três palavras, pedir-lhes que rasguem com cuidado cada palavra da folha, de forma a ficarem com três tiras de papel com uma palavra em cada uma.

Agora faça circular uma caixa vazia, ou outro tipo de recipiente adequado, pela sala. Esta será a 'Caixa de Palavras' na qual os alunos vão pôr as suas tiras de papel. Agite então a caixa para misturar todas as palavras e volte a circular a caixa. À medida que cada aluno retira uma palavra da caixa, pedir-lhe que a leia em voz alta. Depois, utilizando essa palavra, encorajá-los a imaginarem-se no lugar de uma Criança Trabalhadora Doméstica e escreveram uma frase que reflicta a emoção que retiraram da caixa. A frase deve começar por: "Eu sinto-me sozinho porque...", "Eu tenho medo porque...", "Eu estou zangada porque...", e assim por diante. Uma frase completa poderia ser: "Eu sinto-me sozinho porque há anos que não vejo a minha família e nem sei se os voltarei a ver."
Encorajar o grupo a puxar pela imaginação nesta actividade. Ao tentarem pôr-se no lugar de uma criança trabalhadora e falarem com a sua voz, começarão a identificar-se ao nível pessoal e humano com milhões de crianças que sofrem em todo o mundo. É esta passagem da simpatia para a empatia que libertará a energia para a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário