
Para quem lê os artigos contidos aqui... Todas as postagens que não são de minha autoria recebem os créditos ao fim das postagens por meio de links (na maioria dos casos). Em algumas, não consta referência por se tratar de compilação de artigos ou de documentos antigos que não possuo referências. Porém, a intenção não é fazer plágio e sim multiplicar informações importantes na área da educação.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
ECA - Preparando o dia da criança

domingo, 5 de dezembro de 2010
Aula Eca

• Professoras: Jussara Faria de Resende e Mírian Aparecida R Ferreira
• Disciplina: Educação Religiosa
• Tema: ECA
• Turmas: 1º,2º,3º,4º e 5º ano.
• Objetivos:
Conscientizar sobre deveres e direitos de cada um;
Reconhecer como cidadão, que em nossa sociedade existem regras e normas sociais a serem cumpridas e respeitadas;
Discriminar direitos e deveres sociais, escolares e familiares;
Compreender-se como parte de um todo, reconhecendo-se como sujeito de direitos e deveres.
• Estratégias:
- Leitura e compreensão do gibi – A Turma da Mônica e o Estatuto da Criança e do Adolescente – no Laboratório de Informática;
- Confecção da história em quadrinhos;
- Desenho dirigido;
- Produção de texto;
- Completando e criando frases e pensamentos;
- Cartaz com desenhos representando Direitos e Deveres segundo o ECA;
- Atividades no Laboratório de Informática, explorando o tema: Liberdade e Limites na Família, parte I e II.
- Interpretação de texto: “Por que a criança não pode trabalhar.”
- Atividades relacionando direitos e deveres...
- Gibi do Ziraldo;
- Caça-palavras;
- Estatuto da criança e do adolescente – direitos e deveres – (art. 3, 7 ,11, 15, 16, 17, 18, 19, 53, 71 da lei 8 069 de 13/07/1990 ECA).
• Desenvolvimento:
As atividades foram ministradas após a manipulação, leitura e interpretação do gibi da Turma da Mônica que aborda os direitos e deveres numa linguagem divertida, agradável e de fácil compreensão para o público alvo já mencionado neste planejamento, abrangendo todo o tempo previsto.
• Avaliação:
Será observado a participação de cada criança, as atitudes que cada uma delas conseguirem demonstrar. Farão parte de uma avaliação processual, além da organização e realização das atividades propostas.
FONTE:
http://www5.uberlandia.mg.gov.br/pmueduca/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=iracy_andrade&idConteudo=11476&lang=pt_BR&pg=5093&taxp=0&
Plan de Aula: Aprendendo e Conhecendo o Eca

Co-autor(es): Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Estrutura Curricular
Modalidade: Ensino Fundamental Inicial
Tema: Ética e respeito mútuo
Dados da Aula: O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente.
2. Identificar situações em que os direitos da criança e do adolescente não são respeitados.
3. Propor ações que ampliem a divulgação do ECA e que garantam o respeito aos direitos contidos no Estatuto.
Duração das atividades: 02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Comentários para o professor: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público, assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Apesar de já decorridos 15 anos de sua promulgação, a realidade revela que se torna cada vez mais evidente a dificuldade de efetivação dos direitos inscritos no Estatuto na realidade cotidiana das crianças e adolescentes brasileiros. Desse modo, é necessária uma ampla difusão do ECA e a proposição de ações mais efetivas que garantam o respeito a estes direitos.
Momentos da aula:
1º Momento: O professor deverá iniciar a aula perguntando: Quem sabe o que significa a sigla ECA? Caso nenhum aluno conheça a sigla, o professor dirá o seu significado – Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seguida, lança outras questões: O que é um Estatuto? Para que serve?
Após ouvir as hipóteses dos alunos, o professor deverá informar que irão conhecer o ECA, por meio de uma turma que é muito divertida, mas que também se preocupa com assuntos sérios.
(A apresentação do recurso poderá ser feita de forma dialogada, interativa, ou seja, professor e alunos poderão fazer comentários, esclarecimentos acerca do que a Turma da Mônica relatar em cada parte da história. Sugere-se que esta atividade seja realizada no laboratório de informática).
2º Momento: Após assistir ao vídeo, abrir espaço para que os alunos esclareçam dúvidas, façam perguntas e se posicionem em relação ao que foi relatado sobre o ECA. O professor também fará os seguintes questionamentos: Será que este Estatuto é conhecido pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros? E pelos adultos que cuidam de crianças e adolescentes? Em que situações vocês consideram que os direitos contidos no estatuto não estão sendo respeitados? O que podemos fazer para divulgar o ECA e garantir que os direitos sejam cumpridos?
3º Momento: Em seguida, o professor deverá propor a elaboração de um texto coletivo contendo informações sobre o ECA, para contribuir com a divulgação do mesmo e sugerir algumas ações que garantam o respeito aos direitos das crianças e adolescentes brasileiros. Para isto, professor e alunos poderão pesquisar mais informações sobre o Estatuto, por meio da Internet.
O texto produzido coletivamente deverá ser publicado no jornalzinho da escola e /ou em outros meios de comunicação.
Recursos Complementares
Professor, para enriquecer as discussões relativas ao ECA, acessar o sítio http://www.promenino.org.br/portals/o/cidade/index.htm onde você encontrará um recurso bastante interessante que se refere à Cidade dos Direitos. Para a sua utilização, os alunos deverão ir para a sala de informática da escola.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que a atividade contribuiu para conhecer e refletir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produção coletiva de texto. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de identificar situações em que os direitos da Criança e do Adolescente não estão sendo respeitados e de propor ações de mudanças.
FONTE:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10008
Cartilha O Menino Maluquinho e os Direitos Humanos

O cartunista Ziraldo escreve Cartilha que traz os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com a Turma do Menino Maluquinho. A publicação é uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos - SEDH.
Para baixar a cartilha completa clique no link abaixo:
http://www.promenino.org.br/Portals/0/Biblioteca/CartilhaZiraldo_DH.pdf
Caça-palavras

Toda criança tem o direito de brincar
Toda criança tem o direito de ter uma alimentação saudável
Toda criança tem o direito de ter uma família
Toda criança tem o direito de ter respeito
Toda criança deve ter acesso à educação
Toda criança tem o direito a vida
Toda criança tem o direito a saúde
Toda criança tem o direito a segurança
Toda criança tem o direito a liberdade
Cruzadinha.

1. Dentre os deveres das crianças e dos adolescentes, está o de ... os pais e os mais velhos. (palavra com oito letras)
3. Júnior mora em uma casa humilde no sertão. Todo dia, sua mãe prepara para as refeições uma mistura de farinha e água. Júnior não tem garantido o seu direito a uma boa ... (palavra com 11 letras)
4. Além dos direitos, o ECA também fala sobre os ... (palavra com sete letras)
6. Toda pessoa que ainda não completou 12 anos é uma ... (palavra com sete letras)
9. Flavinho tem 11 anos e não está matriculado na escola. Flavinho não tem garantido o seu direito de ... (palavra com sete letras)
10. Além de direitos, as crianças tem deveres, como o de ... o meio ambiente. (palavra com nove letras)
Vertical
2. Aninha não tem tempo para encontrar seus amiguinhos. Ela vai à escola pela manhã e no resto do dia ajuda a mãe a recolher lixo reciclável para ajudar a família. Nesse caso, Aninha não tem garantido seu direito de ... (palavra com sete letras)
5. Os direitos infanto-juvenis são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, também conhecido pela sigla ... (palavra com três letras)
7. Paulo completará 14 anos daqui a dois meses. O menino está animado porque então poderá trabalhar como ... (palavra com oito letras)
8. O ... infantil é proibido pelo ECA. Mesmo assim, milhares de crianças são obrigadas a trabalhar para ajudar suas famílias. (palavra com oito letras)
Assinar:
Postagens (Atom)