domingo, 5 de dezembro de 2010

Aula Eca

Professores do Ensino Religioso se unem para trabalhar o tema Estatuto da Criança e dos Adolescentes.

• Professoras: Jussara Faria de Resende e Mírian Aparecida R Ferreira
• Disciplina: Educação Religiosa
• Tema: ECA
• Turmas: 1º,2º,3º,4º e 5º ano.

• Objetivos:
Conscientizar sobre deveres e direitos de cada um;
Reconhecer como cidadão, que em nossa sociedade existem regras e normas sociais a serem cumpridas e respeitadas;
Discriminar direitos e deveres sociais, escolares e familiares;
Compreender-se como parte de um todo, reconhecendo-se como sujeito de direitos e deveres.

Estratégias:
- Leitura e compreensão do gibi – A Turma da Mônica e o Estatuto da Criança e do Adolescente – no Laboratório de Informática;
- Confecção da história em quadrinhos;
- Desenho dirigido;
- Produção de texto;
- Completando e criando frases e pensamentos;
- Cartaz com desenhos representando Direitos e Deveres segundo o ECA;
- Atividades no Laboratório de Informática, explorando o tema: Liberdade e Limites na Família, parte I e II.
- Interpretação de texto: “Por que a criança não pode trabalhar.”
- Atividades relacionando direitos e deveres...
- Gibi do Ziraldo;
- Caça-palavras;
- Estatuto da criança e do adolescente – direitos e deveres – (art. 3, 7 ,11, 15, 16, 17, 18, 19, 53, 71 da lei 8 069 de 13/07/1990 ECA).

• Desenvolvimento:
As atividades foram ministradas após a manipulação, leitura e interpretação do gibi da Turma da Mônica que aborda os direitos e deveres numa linguagem divertida, agradável e de fácil compreensão para o público alvo já mencionado neste planejamento, abrangendo todo o tempo previsto.

• Avaliação:
Será observado a participação de cada criança, as atitudes que cada uma delas conseguirem demonstrar. Farão parte de uma avaliação processual, além da organização e realização das atividades propostas.

FONTE:
http://www5.uberlandia.mg.gov.br/pmueduca/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=iracy_andrade&idConteudo=11476&lang=pt_BR&pg=5093&taxp=0&

Nenhum comentário:

Postar um comentário